1 de abril de 2014

Beleza versus Simpatia

Os de cima envelheceram bem como um bom vinho; os debaixo parecem ter avinagrado...

Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.

Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína. Mateus 7, 24-27

“Mens sanna in corpore sano” é sabido que a saúde do corpo e a da alma vão de mãos dadas e se auto implicam. O mesmo não acontece entre a beleza física de uma pessoa e a sua beleza interior.

“A cara é o espelho da alma” - Na atracção que sentimos, por uma pessoa fisicamente bonita, parece estar implícita uma crença irracional de que essa pessoa também é simpática; que a sua bela aparência não é mais que o signo e símbolo de beleza interior, firmeza de caracter, maturidade, autodomínio, generosidade etc..

Há pessoas bonitas que são antipáticas - Na realidade, em muita gente que conheci, esta correspondência entre os dois tipos de beleza, não só não se verifica como até parece que se auto-exclui. Há quem capitaliza com a sua beleza física, usando-a como cartão de crédito, na crença de que com ela tudo na sociedade são portas abertas; a admiração e o amor de todos estão garantidos. Assim pensando, estes indivíduos não se aplicam nem se esforçam por desenvolver a beleza interior, pelo que frequentemente estas pessoas são snobes, antipáticas, e orgulhosas.
  • A beleza é inata, a simpatia, ou beleza da alma e do carácter, é adquirida pelo esforço “No pain no gain” diz-se em psicoterapia, se não dói, se não custa não há ganho. Tudo o que é verdadeiramente bom na vida custa, ou dinheiro ou esforço ou as duas coisas.
  • A beleza é um bem individual, só aproveita à pessoa que a possui. Não é relacional, pois leva a pessoa a colocar-se num pedestal e dos outros só requer admiração. A simpatia é um bem social; as pessoas simpáticas saem de si mesmas e estabelecem relações de igual para igual com os outros, criam paz, harmonia e felicidade.
  • “Quem vê caras não vê corações” - A beleza física só serve para atrair as pessoas; é a beleza interior que as fixa umas com as outras em relações duradoiras de amor ou amizade. 
  • A beleza não cresce com o tempo, ao contraio, degrada-se; os cremes e as cirurgias plásticas só detêm a degradação por algum tempo; a simpatia é susceptível de crescer com o tempo; com um pouco de auto-observação, autocritica, autodisciplina e força de vontade, a pessoa coloca-se numa trajectória de contínuo crescimento, rumo à perfeição.

Envelhecem bem os que adoptam o primado da simpatia sobre a beleza; a simpatia é o melhor cosmético para as pessoas bonitas, pois mantem a sua beleza qual quer que seja a sua idade; por outro lado, com o tempo, a simpatia acaba por melhorar o aspecto das pessoas menos bonitas.

Envelhecem mal os que adoptam o primado da beleza sobre a simpatia; com o tempo a antipatia, o mau caracter, a imaturidade psíquica e afectiva, a ira e o ressentimento, acabam por degradar a beleza física, sobre a qual a pessoa construiu a sua vida; e tal como a casa construída sobre a areia, foi grande a sua ruina.
Pe. Jorge Amaro, IMC


Sem comentários:

Enviar um comentário