13 de fevereiro de 2014

Oração da Missão Itinerante


Senhora da Consolata,
Intercedei por mim
Para que o Espírito Santo
Em todo momento me inspire:
Onde ir,
A quem encontrar
E o que dizer…
Senhora da Guia,
Estrela da evangelização,
Dirigi os meus passos
Para que a todos anuncie Cristo
E a consolação do seu Evangelho
AMEN

O núcleo central desta oração não é de minha autoria, foi adaptado de uma oração em inglês, que me foi dada por uma senhora, Polaco-Canadiana, de Toronto que não tive o prazer de conhecer enquanto trabalhei, naquela cidade. Vim a conhece-la enquanto a guiava pela recente exposição Missionária, realizada em Fátima entre Maio e Outubro de 2012.

No final da visita guiada, à exposição, tive oportunidade de falar um pouco com esta senhora. da sua vida, do motivo que a trazia a Fátima e de como, pela oração, fez voltar os seus dois filhos à fé e a práticas cristãs. Deu-me, no final, uma pagela com a Nossa Senhora de Fátima no verso e uma oração no inverso. Para não desviar a minha atenção, naquele momento, da senhora coloquei no bolso sem ler.

Já em casa ao ler a oração, cujo núcleo central dizia: Dear Mother take me by your hand and tell me where to go, whom to see and what to say..., apercebi-me que a senhora tinha sido o meu arcanjo Gabriel. O meu encontro com ela tinha sido, para mim, o equivalente à Anunciação de Maria; a confirmação do Céu de que estou no bom caminho; que a Missão itinerante é o que Deus quer para mim aqui e agora.

Onde ir – Estando eles a celebrar o culto em honra do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que Eu os chamei.» (…) Enviados, pois, pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e ali meteram-se num barco, rumo à ilha de Chipre. (…) E agora, obedecendo ao Espírito, vou a Jerusalém, sem saber o que lá me espera.  Actos 13, 2, 4; 20, 22

A quem encontrar – O Espírito disse a Filipe: «Vai e acompanha aquele carro.» Filipe, acorrendo, ouviu o etíope a ler o profeta Isaías e perguntou-lhe: «Compreendes, verdadeiramente, o que estás a ler?» Actos 8,29-30.

Que dizer – Quando vos levarem para serdes entregues, não vos inquieteis com o que haveis de dizer; dizei o que vos for dado nessa hora, pois não sereis vós a falar, mas sim o Espírito Santo. Marcos 13,11

A Missão vem de Deus e é sempre propriedade de Deus, primeiro do Pai, depois do Filho e agora do Espirito Santo. A Igreja, dócil à voz do Espirito, é uma mera executora.
Pe. Jorge Amaro, IMC

Sem comentários:

Enviar um comentário